sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

EXPORTANDO CÉREBROS


Por Wagner Merije


De Belo Horizonte para qualquer outro belo horizonte do mundo. Há muito tempo Belo Horizonte virou uma cidade exportadora de talentos. A coisa funciona mais ou menos assim: todos aqueles que têm boas idéias, criatividade, iniciativa e força de vontade vão desenvolvendo seus projetos, estudando, se aperfeiçoando, buscando espaço e público para suas invenções. Eles/elas vão fazendo, batalhando, tentando...
Só que chega uma hora que a situação cai no ridículo, insustentável, na piração. Como? Santo de casa não faz milagre, né, falta apoio e o público simplesmente parece que não existe ou pelo menos não ajuda, não estimula os criadores.
Aí, quem é bom mesmo, quem tem fé e acredita nos seus ideais só encontra uma saída: ir embora buscar apoio, espaço e público em outra cidade, país, planeta. Já ouvi muita gente lá fora elogiando a qualidade do trabalho, a competência e a criatividade do mineiro. Diziam que Minas é “exportadora de cérebros”.
O tempo passa e em Belo Horizonte e Minas Gerais continuam a surgir novos talentos, cada vez mais apurados, sofisticados, universais. Muitos continuam indo embora, infelizmente, e quando eles se vão não só as opções culturais rareiam, como também a vida fica mais chata, uma pasmaceira, porque são pessoas belas, interessantes, raras, que nos deixam a ver navios (cadê o mar?), sem ter muito o que fazer ou com quem dividir nossa criatividade e inquietação.
Por essas e outras, precisamos transformar a realidade, fazer de nossa aldeia um lugar agradável, feliz, diversificado. Portanto, fique atento a esses nomes, apóie-os, prestigie-os: Marku Ribas, Laptropic, Digitaria, Clandestino, Manobra, A Outra Cidade, Vulgaris, Oscilloid, Makely Ka, Deco Lima, Black Sonora, David Benfica, Julia Ribas, Berimbrown, Alexandre Cardoso, Sérgio Pererê, Tambolelê, Munumucaia, Mamour Ba, Paco Pigalle, Noca Tourinho, Raquel Coutinho, UQ, NUC, Julgamento, SOS Periferia, Ragnarock, UDR, Estrume´n´tal, Macumba, Celso Moretti, Gardenais, DJ Yuga, DJ Bené Ramalho, DJ A Coisa, Elefante Groove, Somba, Cálix, Cartoon, Kiko Klaus, Vitor Santanna, Cataventoré, Tambor de Crioula, Erica, Omeriah, Coletivo Universal, Android, Trampulim, Caju e Totonho, VJ 1mpar, VJ Corisco, André Fossati (fotos), Jivago Noll (fotos), Pirata Zine, Poeira (vídeo), Teia (vídeo), Lapa Multshow, A Obra, Deputamadre, Baile da Saudade, Ziriguidum, Belas Artes Liberdade, Pop Rock Café, Cervejaria Official, Elite, Almanaque UAI, rádios comunitárias e por aí vai. (O samba é mesmo do crioulo doido!)
Muitos e muitos outros nomes e lugares poderiam estar aqui e talvez, se a memória ajudasse, nem caberiam neste espaço. Lembre-se deles, celebre-os, passe essa idéia para frente. O futuro começa agora!

PS.: Se quiser poesia, tente rimar com disritmia, patifaria, pancadaria, putaria, bulimia, azia...

WAGNER MERIJE nasceu em 1971 em BH. Jornalista, produtor e escritor, é membro do núcleo de produção musical Coletivo Universal.

Prosa poética


Amigo

Estavam sentados lá, o homem e o cachorro, /
Sobre a pedra redonda na beira do rio. / O
homem pensava, o cachorro talvez. / Ficaram
lá os dois, o homem e o cachorro, / olhando
o rio correr. / As horas passando, tudo inundado
pelo tempo, / a vida desenrolando e os dois
ali, / o homem presente, o cachorro talvez. /
Sobre a pedra redonda, / olhando infeliz para
O fundo do rio, / o homem atento, o cachorro
Talvez. / permaneceram lá, o homem e o
Cachorro, / horas a fio movendo-se devagar. /
O homem tinha a alma inundada pelo tempo,
/ cachorro talvez.

Adriana Versiani


Adriana Versiani - Poeta e nutricionista. Nasceu em Ouro preto (MG) a 15 de janeiro de 1963. Graduada em Nutrição pela UFOP (Universidade Federal deOuro Preto) e reside em BH desde a década de 70 do século XX. Co-editora das edições Dazibao: Cartelas Literárias (1993), Suplemento Literário (1994). Integrou a antologia "Salto do Tigre"(1993). Integra o núcleo organizacional da coleção "Poesia Órbita" onde publicou o livro Dentro (1997) em parceria com o também poeta Camilo Lara. Circula com desenvoltura pela prosa poética, Seu novo "A Física dos Beatles" está no prelo. Contatos: driversiani@uol.com.br: (31) -3857.

Texto de João Evangelista Rodrigues


Arte é trabalho
Meu canto não canta por si mesmo/
A vida é que nele canta/ E em si cantando nela se transforma

A arte é fruto da imaginação e da sensibilidade. Está presente no cotidiano de cada pessoa e se manifesta de infinitas maneiras e em diversos níveis. Possui, sobretudo um aspecto lúdico, num constante jogo de percepção e expressão. Artistas são todas as pessoas que não se contentam com a realidade imediata e, inquietas criam novas formas de ver e transformar o mundo.
Inventam mundos e objetos. A verdadeira arte brota de um ambiente cultural mais amplo e historicamente complexo. Não é simples processo de produção e reprodução da relação sociais, mas caminho crítico e renovador destas mesmas relações
Como atividade humana, por excelência, deve ser entendida e tratada como trabalho da inteligência, enriquecida pela intuição, pela razão e pelo talento individual. Artista é o que faz, inventa, cria e renova. O objeto de sua arte é produto social e nobre, tão nobre quanto o objeto produzido pelo operário, no calor da forja, no furor da fábrica, no interior de um escritório das mais sofisticadas organizações.
Não há como separar a arte das outras formas de produção humana. Neste sentido a obra de arte não é nem mais nem menos importante. O que a distingue de um simples objeto industrial, de uma camisa, de um carro ou de um microcomputador, é seu caráter desinteressado e seu desejo de provocar prazer e emoção provenientes, quem sabe, de sua dimensão intelectual e espiritual. A verdadeira arte tem suas raízes na vida concreta dos homens e por mais imaginativa e ficcional que pareça, estará sempre nos limites dos horizontes humanos.
"Feliz o artista que vive do fruto de sua arte e com ela alegra os corações e as mentes dos outros homens".
Sendo uma forma de trabalho, como qualquer outra, está sujeita às leis de mercado e deve merecer o respeito que todo trabalho merece. Da mesma forma o artista, o que faz, o que fabrica a obra de arte, deve ser tratado como um trabalhador e se sentirá mais digno e respeitado quanto mais puder viver do produto de seu trabalho. Feliz o artista que vive do fruto de sua arte e com ela alegra os corações e as mentes dos outros homens.
A arte não é boa ou má pelo que ensina, prega ou defende, mas pela forma como é executada, pela grandeza e beleza de sua linguagem, pela liberdade como é recebida e interpretada.
A arte é um dos aspectos mais ricos do patrimônio da humanidade. Confunde-se com a vida, com a prática cotidiana e concreta de cada cidadão. Todos podem criar alguma coisa, de alguma maneira.Mas o verdadeiro artista, este sim,é o que não se deixou domsticar; o que amadureceu e descobriu o mundo sem perder p frescor de sua infância.
Só pode criar quem não se conforma com o convencional, quem não tem medo de ser ridículo. Cria verdadeiramente quem propões novas formas de ver, de sentir, de interpretar e de interferir no mundo. Isto é que dá nobreza e sentindo ao trabalho do homem, de todos e de cada homem, onde vivem e atuam.

João Evangelista Rodrigues
Jornalista. Filósofo e Poeta
Powered By Blogger