A Associação Sócio Cultural Bataka surgiu com a proposta de oferecer a crianças, adolescentes e jovens, entre 12 e 23 anos, da periferia, de BH a oportunidade de inclusão social através da arte negra. "Buscamos desenvolver a temática da cidadania, com um recorte, fundamental, nas danças afros e brasileiras, capoeira, música, Hip Hop e artes visuais com atendimento feito em um turno da noite", informa o coreógrafo e diretor Evandro Passos.
A Cia. Bataka contabiliza nestes 25 anos de atividades que 90% dos de seus ex-alunos estão cursando universidade, cinco alunos já estão em outros países como professores de dança e música e ex-alunos, hoje, desenvolvem projetos em escolas públicas em Minas e outros estados brasileiros. Atualmente são atendidas 150 pessoas em suas oficinas.
Evandro Passos declara que em 1994 a Cia. Bataka iniciou apresentações pela Europa com espetáculos afro-brasileiros". Ele informa que, a partir de 2000, foi incorporado como vice-presidente da associação o artista plástico Marcial Ávila, responsável pelos figurinos, adereços e cenários".
"A dança para nós do Bataka, nestes 25 anos, é um jogo de corpo, nossa fonte de energia e de equilíbrio psíquico e afetivo, que nos reconecta como indivíduos e nos assegura a passagem de um espaço/tempo a outro", conclui Evandro Passos.
. Para março de 2008 a trupe se apresenta no, "Encontro Mundial de Dança" em Atenas na Grécia. Mais informações através do telefone: (31) 9606-9192 ou culturageracultura@yahoo.com.br/ culturaafrobrasileira@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário