segunda-feira, 31 de março de 2008

Aviso aos navegantes nº 137


Lixo eletrônico

Mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados todos os anos. São computadores, celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos com ciclos de reposição cada vez mais curtos e que são descartados nos aterros sanitários ou são queimados a céu aberto, sem cuidados apropriados.Atualmente representam 5% de todo o volume de resíduos gerado no planeta.Não existem, na a maioria dos países, leis que regulam o descarte destes materiais tóxicos para os seres humanos.
Mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, retardantes de chamas (BRT) e PVC são algumas dessas substâncias tóxicas, encontradas no lixo eletrônico.Elas podem causar diversos estragos ao meio ambiente e à saúde humana, como distúrbios no sistema nervosos e problemas nos rins, pulmões e cérebro.

Fonte: Revista Ecologia Integral – BHZ:MG:nº31: 2007.

terça-feira, 25 de março de 2008

SABIA?

SABIA?
* 1 tonelada de papel reciclado significa que 20 árvores deixarão de ser cortadas?
* 1 tonelada de vidro reciclado significa que 1, 3 toneladas de areia deixará de ser utilizadas?
* 1 tonelada de plástico reciclado significa milhares de litros de petróleo que não precisarão ser utilizados?
* 1 tonelada de alumínio reciclado significa 5 toneladas de minérios que deixarão de ser extraídos?

terça-feira, 18 de março de 2008

Convite Sábado de Aleluia


Olá rapaziada,
gostaria de convidar vocês para uma confraternização no sábado de aleluia. Para quem não for viajar, o Encaixa Couro mais alguns amigos irá reunir na Rua Nossa Senhora D'Ajuda, s/n (onde acontece os ensaios) para podermos dançar, tocar, cantar e nascer mais um boizinho.
Não é festa. Não é pago, é na rua, aberto a todos. Terá uma barraca com cerveja e caldo, mas é no esquema do ano passado: bem pequeno, pelo prazer de brincar. Acenderemos a fogueira às 19h e não tem hora para acabar. Depende da rapaziada que aparecer por lá e dos sons que podem rolar.
Para quem animar, espero por vocês.
Beijos enorme, Lidiane Resende

segunda-feira, 17 de março de 2008

Enxaixa Couro 2008

Olá rapaziada!
Devido à grande procura do primeiro módulo da oficina de "Danças e ritmos brasileirso", o grupo Encaixa Couro abre novamente a inscrição para este módulo.
Encaminho a vocês a divulgação e reforço o pedido de que dêem uma força repassando para frente esta mensagem. Gostaria de dizer que, havendo demanda suficiente, há possibilidade de abrir-mos turma em outros dias e horários. E adianto que em breve teremos inscrição para o módulo II, com outras abordagens e mais brincadeiras.
Ah! Há no youtube ( http://br.youtube.com/watch?v=8MZ6AH-oQeg ) um vídeo realizado por uma galerinha da UNI em 2005 sobre um ensaio do Encaixa Couro na mesma sede onde está rolando o curso. Tem muito a ver com a nossa oficina. É mais um referencial para vcs poderem conferir.
Mais uma: o grupo está montando um mailing para a divulgação de eventos que envolva o mesmo. Para quem não possui interesse em receber o mesmo, retorne este e-mail com o título "EXCLUIR". E para quem quiser informações sobre a oficina e se inscrever também, entrem em contato no lidirp@yahoo.com.br, como na divulgação.
Espero poder "baiá" em breve com vocês!
Lidiane Rezende.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Escritora Convidada

A MENSTRUAÇÃO DA ASCENSORISTA

Uma vez por mês ela carregava uma sacola anexa à sua bolsa de napa preta. Sacola de plástico de supermercado com a inconfundível embalagem de modess ou sempre livre. Dia incômodo: cólica enxaqueca e cabelo ressecado. As pernas doendo um pouco, as costas querendo encosto e a cabeça pedindo: “Calma Jorge!”... Jorge, que não percebia nunca a transformação de Anete. E isso a deixava insegura, infeliz, inútil. Inútil, sim. Porque Jorge, quando ouvia “compreenda, é só uma vez por mês, meu amor!”, já ficava impaciente, inquieto, emburrado. Jorge ficava tão frio que ela passava o dia subindo e descendo o elevador sem dar conta que a menstruação poderia lhe causar “surpresas”. Anete só pensava no Jorge. E só sabia que odiava menstruar e que, se Deus fosse mulher, a coisa seria bem diferente: “Eu não seria Anete. Com certeza, eu me chamaria Jorge”.


Malluh Praxedes – Jornalista, escritora e produtora cultural de BHZ.


quinta-feira, 13 de março de 2008

Poeta convidado

Ditado popular inventado agora

"Se dogmas vencessem
brigas
o galo na rinha
não usava esporas
levava a Bíblia
Se só espora vencesse
brigas
o galo não ria pra
degola
ficaria com as galinhas."


Carlos Barroso
Poeta e Jornalista de BHZ

terça-feira, 11 de março de 2008

Comunicação de Aécio Neves

Publicidade no Governo Aécio Neves

O candidato a presidente da República em 2010 e atual governador de Minas, Aécio Neves, gastou, no ano passado, R$80,7 milhões com publicidade sobre sua gestão e também dos partidos de sua base aliada, como PDT, PP e PTB. Esta gastança representa 0,24% das despesas globais do orçamento.
A equipe de Aécio Neves só aplica verbas para publicidade somente a veículos de comunicação de grande porte relegando a último plano os pequenos veículos, como os jornais de bairros, entre outros. Gastou-se muito e não contribuiu para o surgimento de novos veículos de comunicação.


Notícia retirada da Folha de São Paulo: 6/março/2008

Ruiter Laginha
Poeta e produtor cultural

segunda-feira, 10 de março de 2008

Murilo Mendes


Canção do Exílio

Minha terra tem macieiras da Califórnia
Onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas de minha terra
São pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
A gente não pode dormir
Com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
Eu morro sufocado
Em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
Nossas frutas mais gostosas
Mas custam cem mil réis a dúzia.

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
E ouvir um sabiá com certidão de verdade.


Murilo Mendes
(Juiz de Fora: 1901 – Lisboa/Portugal; 1975)





quinta-feira, 6 de março de 2008


PARE!

PARE!
NÃO ENTRE COM ESTA ROUPA
NÃO ACEITAMOS ESTE TRAJE!
NÃO PISE A GRAMA !
NÃO SENTE-SE NO CHÃO ! OBEDEÇA A ORDEM !!!
ÊI ! ÊI ! ÊI !!! NÃO SABE ESCUTAR /
BARULHOS TE INCOMODAM ? ESPERE A MÁQUINA !!!
O SINAL ESTÁ VERMELHO
TÁ NA HORA DE COMER!
TÁ NA HORA DE ACORDAR !
VOCÊ! VOCÊ!" VOCÊ!
NÃO PODE SER DIFERENTE ! TEM QUE SER OBEDIENTE!
NÃO FUME ! NÃO OLHE! NÃO CRITIQUE!!!
APENAS NOS OBEDEÇA !
É ISTO QUE QUEREMOS...


MANIPULAR MANIPULAR

MANIPULAR GLOBALIZAR

GLOBALIZAR MANIPULAR!!!


SIDNEY DO CARMO

quarta-feira, 5 de março de 2008

Poesia de Libério Neves



Noite e dia
murmura o rio
para ele só:
"Öbrigado Água
pela minha vida
sem ti
sou pedra
ressequida
cascalho e pó"


Libério Neves
Fragmento do livro "Águas"
Alis Editora –BHZ – MG - 2001



segunda-feira, 3 de março de 2008


"Limites ao Léu"

"ords set no music"(Dante via Pound), "uma viagem ao desconhecido"(Maiakovski), "carnes e medulas"(Ezra Pound), "a fala do infalável"(Goethe), linguagem voltada para sua própria materialidade"(Jakobson), "permanente hesitação entre som e sentido"(Paul Valéry), "fundação do ser mediante na palavra"(Heidegger), "a religião original da humanidade"(Novalis), "as melhores palavras na melhor ordem" (Coleridge), "emoção relembrada na tranqüilidade"(Wordsworth), "ciência e paixão" (Alfred Viny), "se faz com palavras, não com idéias"(Marllamé), "música que se faz de idéias"(Ricardo Reis/Fernando Pessoa), "um fingimento deveras"(Fernando Pessoa), criticism of life"(Mathew Arnold), "palavra-coisa"(Sartre), "linguagem em estado de pureza selvagem"(Octávio Paz), "poetry is to inspire"(Bob Dylan), "design de linguagem" (Décio Pignatari), "lo imposible hecho posible"(Garcia Lorca), "aquilo que se perde na tradução"( Robert Frost), "a liberdade de minha linguagem"(Paulo Liminski)...

Texto de Paulo Liminski

Powered By Blogger

Arquivo do blog